ENATS celebra legado com programação diversificada e abre debate sobre filantropia e o futuro que queremos
- Assessoria de Comunicação Integrada - MPMG

- 1 de out.
- 2 min de leitura
Assessoria de Comunicação Integrada - MPMG
O Enats é um espaço onde representantes de organizações sociais, da iniciativa privada e do poder público se reúnem anualmente com o objetivo de trocar experiências sobre assuntos voltados ao desenvolvimento de políticas públicas

Iniciou nesta segunda-feira, 29 de setembro, o 20º Encontro Nacional do Terceiro Setor (Enats) 2025. Realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), o evento tem a parceria do Ministério Púbico de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS).
Com o tema “Filantropia estratégica - unindo propósitos para o futuro que queremos”, essa edição comemorativa estima reunir mais de mil participantes ao longo de três dias de evento, de 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. O Enats 2025 tem programação extensa. São mais de 90 palestrantes e painelistas, incluindo especialistas de destaque nacional e internacional em filantropia, inovação social, gestão e governança.
Essa edição do evento se destaca pelo fortalecimento das parcerias intersetoriais por meio do apoio institucional do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte, além da participação de integrantes de vários Ministérios Públicos estaduais. A programação deste ano inclui estandes, apresentações culturais e uma exposição especial que resgata a memória das edições anteriores, reforçando a relevância do evento como um marco para o Terceiro Setor nacional.
O Enats é um espaço onde representantes de organizações sociais, da iniciativa privada e do poder público se reúnem anualmente com o objetivo de trocar experiências sobre assuntos voltados ao desenvolvimento de políticas públicas.
Na abertura do evento, o coordenador do CAO-TS, promotor de Justiça Francisco Angelo Silva Assis destacou a importância do terceiro setor para uma sociedade justa e fraterna.

“As instituições sociais brasileiras reunidas aqui no Enats refletem uma das faces mais poderosas da cidadania do nosso país: a capacidade coletiva de mobilizar recursos, conhecimento e energia para enfrentar desafios, criar soluções e produzir direitos que o estado sozinho não alcança”.
Já o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, falou da importância da filantropia na promoção do bem-estar social.

“Como representante do Ministério Público de Minas Gerais reafirmo o respeito pelas ONGs e o compromisso de diálogo que sempre pautou a atividade institucional”, disse.
Segundo Paulo de Tarso, reafirmar esse compromisso de diálogo é ter a convicção de que o Terceiro Setor, juntamente com empresas e o Poder Público, conseguem trabalhar juntas para criar políticas públicas mais concretas e eficazes para a sociedade.
Nessa edição de 20 anos do Enats, três organizações da sociedade civil mineiras receberam o Prêmio Melhores ONGs Minas Gerais, realizado pela Certificadora Doar. A premiação reconhece nessas entidades o compromisso com a gestão, a governança, a sustentabilidade financeira e a transparência. As organizações premiadas foram o Instituto Ramacrisna, a Associação Mineira de Reabilitação e a Fundação Sara.

Em seguida, a diretora-executiva do movimento Bem Maior, Carola Matarazzo, realizou a palestra de abertura do Enats 2025 “Filantropia estratégica: unindo propósitos para um brasil melhor”. O Evento ocorre até o dia 1º de outubro.

Veja mais fotos da abertura aqui.









Comentários