A edição de 2024 do Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS) proporcionou uma rica troca de conhecimentos entre diversos atores do Terceiro Setor, iniciativa privada e da esfera pública.
Entre as palestras de destaque, Bruno Faria, coordenador de parcerias estratégicas na Brazil Foundation, compartilhou sua expertise no painel sobre Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais. Graduado em História e com uma carreira dedicada à geração de impacto social positivo, Faria destacou a importância de monitorar e avaliar projetos sociais para garantir a eficiência e sustentabilidade das iniciativas apoiadas.
Ele reforçou como esses processos são essenciais para alinhar os resultados com as expectativas das organizações financiadoras e as realidades dos executores dos projetos. Essa atuação visa garantir que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atinjam seus objetivos e mantenham sua sustentabilidade no longo prazo.
Bruno Faria explica que:
“O monitoramento de projetos deve ser uma parceria entre órgão financiador e a organização apoiada para alcançar um objetivo em comum e impacto no território. Uma acompanhamento próximo e conjunto é primordial para garantir que os recursos investidos se transformem em serviços e benefícios para os grupos atendidos e produzam resultados efetivos e sustentáveis, ajudando a contribuir para o desenvolvimento de capacidades organizacionais e técnicas, e o consequente fortalecimento das organizações apoiadas”.
A BrazilFoundation, que desde 2000 já apoiou mais de 900 OSCs, tem promovido a integração de recursos financeiros e técnicos para fortalecer soluções oferecidas pela sociedade civil.
Durante o ENATS, a organização destacou sua abordagem de conectar líderes e organizações com uma rede global de apoio, promovendo equidade, justiça socioambiental e oportunidades no Brasil. Além disso, Faria ressaltou a necessidade de ver o processo avaliativo não como um mecanismo punitivo, mas como uma oportunidade de aprendizado. Ele afirmou que a capacidade de identificar e corrigir falhas no percurso de implementação dos projetos pode ser uma fonte valiosa de informação para a revisão de estratégias e para o aprimoramento contínuo das políticas públicas e sociais.
Os tipos de avaliação citados incluíram: avaliação de necessidades, avaliação teórica, avaliação de processos, avaliação de impacto e avaliação de eficiência. Essas abordagens fornecem às OSCs ferramentas para medir, ajustar e maximizar o impacto das suas ações, contribuindo significativamente para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Fique por dentro
Uma novidade recente compartilhada pela Brazil Foundation é o lançamento do podcast focado em soluções locais que geram impacto global em resposta às mudanças climáticas. Essa iniciativa reforça a importância de unir esforços globais e locais, aproveitando a tecnologia para disseminar soluções inovadoras e práticas sustentáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O 20º Encontro Nacional do Terceiro Setor já tem data marcada!
Atenção ao edital de propostas para palestras, rodas de conversa e painéis temáticos que será publicado neste site, em breve! Em 2025, nos encontraremos nos dias 29 e 30 de setembro.
Junte-se à nossa comunidade e faça parte dessa conexão intersetorial.
Comments